Andrelândia - Minas Gerais

História

O nome Andrelândia data de 19/09/1933, em virtude de lei estadual que modificou a denominação do município de Turvo, em homenagem ao seu fundador, André da Silveira.

Corria o ano de 1749, quando André da Silveira, sua mulher e Manoel Caetano da Costa requereram ao bispo de Mariana licença para erigirem uma capela no lugar denominado Turvo Grande e Pequeno (nome que se originou de um curso de águas, mais ou menos turvas, que atravessa o local), pertencente à freguesia de Aiuruoca e que teria a invocação de Nossa Senhora do Pôrto Turvo, em terras doadas para aquele fim.

Mais tarde, já no ano de 1833, foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Pôrto e, no ano seguinte, o Padre Francisco José de Souza Monteiro estava à sua frente, como vigário. Merece destaque a atuação de Antônio Belfort de Arantes, que residiu mais de meio século na freguesia e que muito contribuiu para o progresso da localidade. Juntamente com seu filho Antônio Belfort Ribeiro de Arantes (hoje Barão de Arantes) fizeram construir um prédio, onde despenderam uma quantia superior a Cr$ 10 000,00, para funcionar a Casa da Câmara e a Cadeia, a fim de que pudesse ser elevada a Vila (1864), de conformidade com a Lei Provincial vigorante. Somente em 1866, foi o Turvo elevado à categoria de Município.

Andrelândia antigamente 1930 foto

Fonte: biblioteca.ibge.gov.br

Andrelândia hoje!

Hoje Andrelândia conta com uma população de pouco mais de 12 mil habitantes e é uma cidade que se destaca no turismo e na cultura. A cidade possui casarões construídos nos séculos XVII e XVIII que são patrimônio histórico tombados pelos Iphan. Além das igrejas que conservam o estilo barroco, típico da epóca de suas construções.

Possui também grandes atrativos ecológicos, como cachoeiras, serras e um dos principais parques arqueológicos de Minas Gerais.

A religião é um dos pontos marcantes da cultura de Andrelândia. As festas religiosas são destaques no turismo da cidade, atraindo muitas pessoas em suas festas, como na Semana Santa, Corpus Christi, Festa da Padroeira e outras.

A cultura esta presente na vida dos andrelandenses e a Corporação Musical São Pio X tem o orgulho de fazer parte da história e do presente de Andrelândia, sendo considerado um dos principais projetos sociais de Andrelândia, levando a música e seus ensinamentos a jovens e adultos. Outras entidades desempenham papéis fundamentais para o cultura do município, como a Fundação Guaira, o Cecan, Associações de Bairros e outros.

Na economia, como toda cidade pequena de Minas Gerais, Andrelândia se destaca na Agropecuária (Setor primário) e na prestação de serviço (setor terciário). A indústria (Setor secundário) possui uma menor participação no PIB do município, mas nos últimos anos vem se desenvolvendo e com destaque para a produção de produtos Lácteos.

Andrelândia hoje em dia vista panoramica

Agenda

Redes

Apoio

Compartilhe

Página Inicial | História | A Sociedade | Vídeos | Notícias | Contato

Corporação Musical São Pio X - Andrelândia, Minas Gerais


Administração - © Copyright 2017 - Licença Creative Commons